Vamos numeralizar?

NUMERALIZAR é ensinar matemática para o desenvolvimento de competências que vão muito além do âmbito escolar.

Ana Ruth Starepravo

Oi, eu sou a Ana Ruth, uma educadora inquieta e apaixonada pelos mistérios desse fascinante processo que nos acompanha e nos transforma ao longo da vida: o APRENDER.

Minha trajetória de professora se entrelaça com uma busca incessante por compreender o fenômeno da aprendizagem e passei boa parte da minha vida estudando, especificamente, como as crianças aprendem. Mas aprender é verbo transitivo e encontrei o seu complemento na matemática.

Fiz licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), fui professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental e fiz Mestrado em Educação também na UFPR, na linha de pesquisa de Cognição e Aprendizagem.

Minha trajetória me conduziu para a vida acadêmica: fui professora no ensino superior, investi no trabalho de pesquisa, publiquei livros e artigos sobre ensino e aprendizagem de matemática e rodei esse imenso país, de Norte a Sul, qualificando professores.

Aos 37 anos obtive o título de Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), no Ensino de Ciências e Matemática e quando me preparava para pleitear uma vaga como docente em Universidade Pública a vida me surpreendeu com uma gravidez de múltiplos.

Com o nascimento dos trigêmeos, em 2011, muita coisa mudou em minha vida, meus planos profissionais ficaram em suspenso por alguns anos. Escolhi exercer a maternidade de forma mais presente e essa escolha me levou para outros lugares. Literalmente!

Em 2015 deixei minha cidade natal, Curitiba, junto com meu marido e nossos três filhos para viver junto ao mar, em Florianópolis. Hoje moramos nessa belíssima ilha de Santa Catarina, onde tivemos a alegria de encontrar a Escola dos Sonhos na qual matriculamos os meninos, à época com 4 anos. Ah, e não estou usando uma figura de linguagem, a escola tem mesmo esse nome! Considero-a um presente em nossas vidas tanto pela educação integral e absolutamente humana que oferecem aos nossos filhos quanto pela forma como se abriu para um trabalho muito diferenciado na área de matemática, sob a minha orientação.

Hoje me dedico ao Numeraliza, fazendo uma espécie de curadoria na área de ensino e aprendizagem de matemática. Dessa forma continuo estudando, mas também ajudando outros/as educadores/as a enxergar a matemática sob uma ótica diferenciada e assim contribuir efetivamente para as aprendizagens de seus estudantes!

LATTES

Maria Fernanda Girardi

Oi! Eu sou a Maria Fernanda, venho de uma linhagem de pelo menos três gerações de professores. Delas herdei a paixão por ensinar.

Já estudei muito sobre a educação e o processo de ensino e aprendizagem, mas é na maternidade que tenho vivenciado a maior experiência de aprendizado da minha vida. Ser mãe me faz aprender sempre, me coloca na busca por ser uma pessoa melhor a cada dia. Meu filho me fez enxergar as coisas de uma maneira diferente, me tornando também uma profissional melhor.

Sou curitibana, mas já morei em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e na Inglaterra, onde fui alfabetizada – em inglês – é claro. Essa foi uma experiência determinante em minha vida!

Fiz Licenciatura em Pedagogia na PUC-PR, onde que eu tive o primeiro contato com a Ana Ruth. No melhor estilo de relação professora/aluna, a Ana despertou em mim o encanto pela Educação Matemática. Suas aulas sempre instigantes e cheias de conhecimento, me deixavam com gostinho de “quero mais” e me impulsionavam a conhecer melhor essa área apaixonante.

Também trilhei outros caminhos no percurso acadêmico: ainda na PUCPR fiz uma especialização em Gestão Pedagógica e outra em Modalidades de Intervenção no Processo de Aprendizagem. Depois, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) fiz mais uma especialização, desta vez sobre a Organização do Trabalho Pedagógico.

Já fui professora da Educação Infantil e das séries iniciais, atuei como Orientadora Educacional e como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Também trabalhei com formação de professores e assessoria pedagógica em diferentes estados do Brasil.

Hoje abracei com entusiasmo e satisfação esse projeto que é o Numeraliza. Contribuo, troco e aprendo diariamente um pouco mais sobre o ensino e a aprendizagem da matemática. É uma satisfação enorme trabalhar com algo que se gosta e ainda poder contribuir com colegas de profissão na busca por reflexão e melhoria constante de suas práticas. Vamos juntos!

Thiago Santos da Silva

Oi, eu sou o Thiago. Sou formado em ciências sociais pela UFSC. Adoro arqueologia, psicologia e aprendizagem. No entanto, minha trajetória escolar foi marcada por notas sempre baixas. Gostava de me expressar e falar sobre aquilo que me interessava no momento, o que era bem difícil em escolas tradicionais. Terminei o ensino médio sendo um daqueles estudantes abaixo da média.

Quando concluí a escola, conheci a Economia Baseada em Recursos, comecei a me interessar por formação de novas comunidades e a me questionar sobre como as pessoas aprenderiam nestes locais. Isso me levou ao desenvolvimento do crieatividade.org – uma rede de aprendizagem, baseada nas Inteligências Múltiplas, que propõe um novo modelo para tornar a educação um processo mais ativo e colaborativo.

Desenvolvendo um trabalho de registro videográfico na Escola dos Sonhos (em Florianópolis) conheci os trigêmeos: Rafa, Guga e Dedé e posteriormente a mãe deles. Ana Ruth orientava o trabalho com uma proposta muito inovadora que a escola acabava de abraçar na área de matemática e eu procurava capturar em vídeos a essência desse trabalho. Assim nascia o Canal Numeraliza.

Hoje continuo participando da produção de vídeos do Numeraliza, em parceria com a Escola dos Sonhos. Além da captação e edição de som e imagem, discutimos a produção de roteiros e sonhamos juntos com novos projetos para enriquecer esse espaço virtual e oferecer novas ferramentas a todos os/as educadores/as que desejam inovar e transformar o ensino e a aprendizagem escolar.

Eventos

Vamos colocar a afetividade em favor do desenvolvimento da racionalidade?
Descubra o imenso potencial de aprendizagem das crianças e desperte nelas o gosto pela matemática!

ENTRE EM CONTATO